segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ASP Tour 2009


Rodrigo Dornelles foi um dos brasileiros que sobreviveu e segue na disputa
Foto: ASP



Brasileiros fracassam nas ondas gigantes de Sunset Beach


Apenas três que não brigam por vagas para o ASP Tour 2009 avançaram para a fase dos cabeças-de-chave.

O carioca Simão Romão e o paulista Hizunomê Bettero são as únicas esperanças do Brasil na batalha final pelas 15 vagas do WQS para a divisão de elite. Os outros sete que tinham chances fracassaram nas ondas gigantes do domingo, que atingiram incríveis 5 metros de altura nas maiores séries em Sunset Beach. Mais dois também perderam e apenas três que não estavam mais na briga por classificação para o ASP Tour 2009 passaram para a fase de estréia dos principais cabeças-de-chave da World Cup of Surfing.

E eles avançaram nas únicas três baterias com participação dupla do Brasil, tirando os dois cearenses que lutavam pelas últimas vagas no G-15 do WQS. O carioca Leandro Bastos foi o primeiro a triunfar, mas acabou com a chance de Pablo Paulino na disputa vencida por um atual top da elite, o francês Mikael Picon. Já seu conterrâneo Heitor Alves foi o último da bateria que outro carioca, Yuri Sodré, conquistou a única vitória verde-amarela do dia no North Shore da Ilha de Oahu.

O gaúcho Rodrigo Dornelles completa a lista dos brasileiros que passaram pelo verdadeiro desafio do domingo, ganhando a briga pela segunda vaga de mais um cearense, André Silva, com ambos deixando o favorito Bruce Irons em último em mais uma bateria que um havaiano saiu do mar em primeiro, T. J. Barron nessa. Os dois já estavam fora da corrida por vagas e os sete com chances caíram em suas estréias na batalha final do WQS.

SÓ TRÊS NA ELITE - No momento, apenas o paulista Adriano de Souza e o paranaense Jihad Khodr estão confirmados no grupo dos top-44 do ASP World Tour 2009, com o cearense Heitor Alves aparecendo entre os 27 mantidos pelo ranking principal que será encerrado em Banzai Pipeline nos dias 08 a 20 de dezembro no Havaí. A última vez que o Brasil teve só três representantes na elite foi em 1993, quando Fábio Gouveia, Teco Padaratz e Peterson Rosa eram os únicos na segunda edição deste formato no Circuito Mundial inaugurado um ano antes.

E isso pode acontecer justamente quando a ASP South America realizou o maior número de provas importantes do WQS no Brasil em toda a sua história. Foram duas novas etapas de 2.000 pontos, além de quatro de 2.500 pontos no Circuito que 3.000 pontos é o máximo oferecido nas praias de grandes ondas como as duas últimas no Havaí. O ranking computa apenas sete resultados e nenhum outro país teve um calendário tão forte quanto o Brasil.

DERROCADA TUPINIQUIM - O carioca Raoni Monteiro, o potiguar Jadson André e Heitor Alves ficaram em último em baterias seguidas. Esta do cearense ainda deu um ânimo pela vitória de Yuri Sodré, mas ficou nisso. Depois, o paulista Wiggolly Dantas e os cariocas Leonardo Neves e Pedro Henrique ficaram em terceiro lugar nas suas e o Brasil agora só tem Hizunomê Bettero e Simão Romão na briga pelas últimas vagas nos 15 do WQS.

Os dois precisam no mínimo chegar nas quartas-de-final para ultrapassar a pontuação do alemão Marlon Lipke e do sul-africano David Weare, que dividem a rabeira da lista e também estão entre os cabeças-de-chave que vão estrear na quarta e última rodada de 16 baterias da O´Neill World Cup of Surfing. Simão Romão está na primeira e ganhou a companhia de Leandro Bastos para enfrentar os campeões mundiais Mick Fanning e Mark Occhilupo. Parada dura também para Hizunomê, que vai disputar as duas últimas vagas nas oitavas-de-final contra Joel Parkinson, Kirk Flintoff que tirou Pedro Henrique e o português Ruben Gonzalez que eliminou o Léo Neves.

DOZE FORA DA BRIGA – Não foram só os brasileiros que fracassaram nas direitas gigantes do domingo em Sunset Beach. Do total de quinze surfistas com chances para entrar no G-15 que competiram, só três avançaram, o havaiano Sunny Garcia e os australianos Yadin Nicol e Shaunn Gossmann. Sairam da briga junto com os sete brasileiros, os norte-americanos Brett Simpson e Nathan Yeomans e três australianos, Shaun Cansdell, Leigh Sedley e Adam Robertson.

Além dos três que se classificaram no domingo, cinco vão entrar na luta pelas vagas de Marlon Lipke e David Weare e também da de outro sul-africano, Greg Emslie, e do aussie Drew Courtney, ainda ameaçados. Todos fazem parte dos cabeças-de-chave que vão estrear nesta segunda-feira, Hizunomê Bettero e Simão Romão, os australianos Phillip MacDonald e Dion Atkinson e o americano Patrick Gudauskas, que vai competir junto com seu irmão Tanner, o aussie Adrian Buchan e o carioca Yuri Sodré, que pode dar uma ajuda para os brasileiros nessa.

BRASILEIROS NA QUARTA FASE – ROUND 64 – os dois primeiros de cada vão para as oitavas-de-final:

01: Mick Fanning (AUS), Simão Romão (RJ), Mark Occhilupo (AUS), Leandro Bastos (RJ)
06: Kai Otton (AUS), Dustin Barca (HAV), Kieren Perrow (AUS), Rodrigo Dornelles (RS)
11: Adrian Buchan (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Yuri Sodré (RJ), Tanner Gudauskas (EUA)
16: Joel Parkinson (AUS), Hizunomê Bettero (SP), Kirk Flintoff (AUS), Ruben Gonzalez (PRT)

TERCEIRA FASE – ROUND 96 – 3.o=65.o lugar (US$ 500 e 675 pts) / 4.o=81.o ($ 400 e 600 pts):

02: 1-Mikael Picon (FRA), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Pablo Paulino (CE), 4-Mark Mathews (AUS)
03: 1-Marcus Hickman (HAV), 2-Dayyan Neve (AUS), 3-Hugo Savalli (REU), 4-Jihad Khodr (PR)
05: 1-T. J. Barron (HAV), 2-Rodrigo Dornelles (RS), 3-André Silva (CE), 4-Bruce Irons (HAV)
09: 1-Jarrad Howse (AUS), 2-Jordy Smith (AFR), 3-Nathan Hedge (AUS), 4-Raoni Monteiro (RJ)
10: 1-Sunny Garcia (HAV), 2-Tim Reyes (EUA), 3-Ola Eleogram (HAV), 4-Jadson André (RN)
11: 1-Yuri Sodré (RJ), 2-Brian Toth (PRI), 3-Luke Munro (AUS), 4-Heitor Alves (CE)
13: 1-Glenn Hall (IRE), 2-Daniel Ross (AUS), 3-Wiggolly Dantas (SP), 4-Leigh Sedley (AUS)
15: 1-Ben Dunn (AUS), 2-Ruben Gonzalez (PRT), 3-Leonardo Neves (RJ), 4-Gavin Gillette (HAV)
16: 1-Kirk Flintoff (AUS), 2-Kamalei Alexander (HAV), 3-Pedro Henrique (RJ), 4-Ben Bourgeois (EUA)


Fonte:ricosurf

Nenhum comentário: